Percebe-se a cada dia uma menor participação do jovem na Igreja. São raros os jovens que ainda incluem o culto em sua programação semanal. A participação em grupo de jovens então é
insignificante, se for levado em conta que em Três de Maio residem quase seis mil pessoas entre 15 e 30 anos, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Porém, praticamente todas as igrejas do município possuem pelo menos um grupo de jovens, aberto a quem quiser participar.
Para você ter uma idéia, somando os jovens participantes de grupos de praticamente todas as igrejas da cidade de Três de Maio, o número não chega a duzentos.
Um dos motivos, segundo o participante do Juventude Evangélica São Paulo (JESP) Anderson Plack, da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana São Paulo, que possui atualmente 12 participantes, é a forma como a sociedade encara o jovem. “Para a sociedade, ele é o futuro. Mas o jovem é o presente”, afirma. O investimento nos jovens, segundo Anderson, traz como resultado cidadãos bons, honestos, solidários e trabalhadores.
E uma das formas de investir é fazê-lo participar de grupos de jovens, o que acarreta uma formação integral e restabelece os valores morais, a energia de vida e a identidade como jovem. “A família está sendo deixada de lado, e a escola não consegue atingi-lo nesse aspecto”, lamenta.
Para o pastor da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana São Paulo, Erni Drehmer, a pequena parcela de participação dos jovens na Igreja é culpa dos próprios jovens, que, talvez, devido a tantas outras oportunidades que o mundo oferece, não se sentem mais atraídos pelo meio religioso. Ao ser perguntado sobre “como atrair e manter os jovens na Igreja”, o pastor refletiu: “Boa pergunta. Temos o grupo de jovens, e tentamos atraí-los na base do convite, na insistência. A participação é bastante tímida, infelizmente. A busca é essa: trazê-lo para dentro da Igreja, adotar uma postura de Igreja que ele goste"
E uma das formas de investir é fazê-lo participar de grupos de jovens, o que acarreta uma formação integral e restabelece os valores morais, a energia de vida e a identidade como jovem. “A família está sendo deixada de lado, e a escola não consegue atingi-lo nesse aspecto”, lamenta.
Para o pastor da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana São Paulo, Erni Drehmer, a pequena parcela de participação dos jovens na Igreja é culpa dos próprios jovens, que, talvez, devido a tantas outras oportunidades que o mundo oferece, não se sentem mais atraídos pelo meio religioso. Ao ser perguntado sobre “como atrair e manter os jovens na Igreja”, o pastor refletiu: “Boa pergunta. Temos o grupo de jovens, e tentamos atraí-los na base do convite, na insistência. A participação é bastante tímida, infelizmente. A busca é essa: trazê-lo para dentro da Igreja, adotar uma postura de Igreja que ele goste"
O jovens de hoje já não acha graça na igreja pois não querem saber de Cristo.Mais o jovem que aceita a Cristo esse sim é feliz...